Justiça autoriza transferência de Lula para São Paulo

De Redação | 7 de agosto de 2019 | 00:00

Nesta quarta-feira (7), a Justiça Federal autorizou a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma unidade prisional no Estado de São Paulo. Lula estava preso na Sede da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná, desde o dia 7 de abril de 2018. A decisão foi da juíza federal substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Moura Lebbos.

Na decisão, a juíza destaca que a transferência é adequada já que não existiriam razões de preservação da ordem pública e de segurança prisional para a “manutenção do cumprimento da pena em lugar distante do núcleo social e familiar do preso”.

No documento, a Sede da Polícia Federal em Curitiba também é citada como custódia transitória de presos provisórios. A transferência seria necessária para reduzir custos humanos e financeiros causados pela permanência do ex-presidente preso no local. Lula teve habeas corpus negado no final de junho, mantendo o cumprimento da pena.

Outro argumento usado para justificar a transferência seria a movimentação e transtorno no entorno da Polícia Federal e a mudança na rotina dos moradores, já que a unidade está localizada em meio urbano, predominantemente residencial. Após a prisão, houveram vários episódios de mudanças no trânsito e protestos de manifestantes pró e contra o ex-presidente.

A unidade para qual Lula será transferido não foi citada na decisão.

(Foto: Agência Brasil)