Lava Jato: operação investiga contratos de afretamento de navios

De | 18 de dezembro de 2019 | 09:19
(Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) deflagrou a 70ª fase da Operação Lava Jato, na manhã desta quarta-feira (18). A nova etapa, feita com apoio do Ministério Público Federal (MPF), investiga uma organização criminosa envolvida em afretamentos de navios contratados pela Petrobras.

Ao todo, mais de 50 agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. Conforme a PF, três empresas também são alvos da operação e teriam feito mais de 200 contratos de afretamento, avaliados em mais de R$ 6 bilhões.

Ainda, há suspeitas de que algumas empresas foram beneficiadas com informações sobre a programação de contratação de navios utilizados para transporte marítimo. Dessa forma, esses empreendimentos tiveram vantagens na captação dos negócios, que foram impulsionados por pagamentos de propina a empregados da Petrobras.  

A 70ª fase da Lava Jato recebeu o nome de Óbolo e faz referência a moeda utilizada para remunerar o barqueiro Caronte, que conduzia as almas por meio do rio que separava o mundo dos vivos dos mortos.

Colaboração PF