Mais de 15 mil pessoas participaram das atividades de verão em parques de Curitiba no final de semana, diz prefeitura

De Thiago Rasera | 14 de janeiro de 2020 | 11:28
(Foto: AEN)

O primeiro fim de semana do Verão Curitiba 2020 levou cerca de 15 mil curitibanos, curitibinhas e turistas para os seis parques da cidade que recebem as atividades gratuitas da Prefeitura: Passeio Público, Parque Bacacheri, Barigui, Lago Azul, Náutico e Passaúna.

A programação do Verão Curitiba segue até o dia 16 de fevereiro. 

A estreia ocorreu no sábado (11/1), às 11 horas, no Passeio Público. Revitalizado recentemente e com carrossel para divertir as crianças, o parque mais central da cidade foi o destaque do fim de semana, com movimento intenso em uma série de atividades. O espaço vem tendo movimento crescente desde que as obras de revitalização foram entregues, em novembro de 2019.

Sucesso de público

O Passeio foi um dos principais palcos também do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019, quando foram instalados o carrossel em estilo italiano e o trenzinho elétrico, que continuam funcionando até o mês de março, no aniversário da cidade.

As melhorias feitas pela Prefeitura no Passeio Público estão rendendo vários elogios e manifestações dos moradores nas redes sociais. Num dos maiores grupos do Facebook que faz recomendações sobre atrações em Curitiba, com 227 mil membros, o novo Passeio Público está fazendo sucesso entre os participantes. 

Rafaela Maleski, após ir com o filho na estreia do Verão Curitiba, fez uma publicação no grupo elogiando as atrações e a organização do local. “Está tendo o carrossel de Natal ainda, que fica até março (gratuito). Tem as atrações do Verão Curitiba com muitas brincadeiras para crianças (gratuito)”, publicou Rafaela no grupo. 

A moradora também citou as opções de lanches e alimentação dos food trucks que estavam no final de semana no Passeio Público. 

A realização do Verão Curitiba é da Prefeitura e envolve várias secretarias, como o Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Meio Ambiente, Defesa Social e Trânsito, Fundação Cultural de Curitiba e Segurança Alimentar e Nutricional.

Veja aqui a programação completa do Verão Curitiba 2020.

Brincadeiras durante a semana

As brincadeiras gratuitas do Verão Curitiba 2020 vão ser feitas também durante a semana no Passeio Público. De terça a sexta-feira, das 15h às 19h, estarão disponíveis as seguintes brincadeiras gratuitas: circuito infantil de bicicleta, jogos lúdicos de tabuleiro, espaço infantil com blocos de montar, gangorrinhas, pintura no papel kraft e brinquedos inclusivos.

Além do Verão Curitiba, o carrossel italiano e o trenzinho elétrico, ambos gratuitos, seguem à disposição para as crianças brincarem durante a semana. 

Movimentação nos outros parques

O Parque Bacacheri, assim como o Passeio Público, estreou neste ano na programação do Verão Curitiba. Os moradores da região do Bacacheri, Santa Cândida, Colombo e arredores aproveitaram as brincadeiras com água no Parque Bacacheri, no sábado e domingo (11 e 12/1).

De acordo com a Smelj, cerca de 7,5 mil pessoas brincaram nas atividades gratuitas do Parque Bacacheri durante o fim de semana. Nos parques Barigui, Lago Azul, Náutico e Passaúna também teve muita diversão e brincadeiras para as crianças no fim de semana. As atividades gratuitas são feitas das 14h às 18h. Em caso de chuvas, as brincadeiras são suspensas. 

A realização do Verão Curitiba é da Prefeitura e do Grupo RIC de Comunicação, e conta com o patrocínio das Farmácias Nissei, Decathlon, MRV e Mega Mania.

O Verão Curitiba também tem ações educativas com orientações para a prática de atividade física, segurança alimentar e nutricional, preservação ambiental, cuidados com animais, informações turísticas e dicas de saúde para melhoria da qualidade de vida.