Mais de 1,7 mil presos se inscreveram para o Enem

De Daniela Borsuk | 29 de outubro de 2019 | 11:07
Presos da Penitenciaria Central de Piraquara tem aulas, Plano Estadual de Educacao em prisoes. Foto: Hedeson Alves

Os presos do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) também podem se participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na categoria Para Privados de Liberdade (PPL), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova, que deve acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro, será aplicada em 28 unidades vinculadas ao Depen, entre penitenciárias, cadeias públicas, escritórios sociais e patronatos. 1.702 detentos se inscreveram no Estado.


“O Enem-PPL é uma importante estratégia para a elevação de escolaridade das pessoas privadas de liberdade, pois assim como o Enem Nacional, a nota deste exame permite que essas pessoas tenham acesso à educação superior por meio dos programas de financiamento estudantil (Sisu, Prouni) ou apoio a educação superior do Governo Federal”, afirmou o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati.


As provas do Enem-PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, a diferença é que a aplicação nas unidades prisionais é posterior e ocorre em dias úteis. O Exame, que tem participação voluntária e gratuita dos privados de liberdade, é constituído de redação em Língua Portuguesa e mais quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.


Em todo o Paraná, de acordo com o setor de educação, 1.359 presos frequentaram as aulas do Ensino Médio em setembro. “Por meio de incentivos, o Depen tem viabilizado o acesso de seus custodiados ao Ensino Superior. Na estatística educacional de setembro contamos com de 63 presos nesta modalidade de ensino”, afirmou a chefe do Setor de Educação e Capacitação do Depen, Janaína Luz.


As áreas de conhecimento cobradas na prova são: Linguagens, Redação e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); além de Matemática e suas tecnologias.


No primeiro dia do Enem-PPL (10/12), além da redação, serão aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas. Já no segundo dia (11/12) é o momento de os candidatos testarem seus conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática.

Colaboração AEN-PR