Mais de 56 mil paranaenses regularizaram o título

De lucianpichetti | 7 de maio de 2020 | 14:19
Foto: EBC

Terminou, nesta quarta-feira (6), o prazo para os eleitores realizarem alistamento (primeiro título), transferência ou regularização da situação eleitoral. Neste ano, de forma inédita, o procedimento foi todo realizado via internet, pelo serviço Título Net, dispensada a coleta dos dados biométricos.

A medida foi adotada para evitar a aglomeração de pessoas em virtude da Covid-19.

Desde o dia 20 de abril, a Justiça Eleitoral paranaense registrou o preenchimento de 56.714 mil formulários. Nos últimos dias, alguns eleitores, que enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site, foram orientados a enviar Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) juntamente com a documentação necessária para o e-mail da zona eleitoral do seu domicílio.

Os servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) trabalharam na Secretaria e nos Fóruns Eleitorais de todo o Paraná sem atendimento presencial, para tramitar os pedidos pelo sistema eleitoral, realizar atendimentos por e-mail e responder dúvidas dos eleitores pelo telefone.

Agora, os pedidos serão avaliados pelos juízos eleitorais, que entrarão em contato com os eleitores pelo e-mail ou telefone fornecidos, caso seja necessário complementar os requerimentos.

Eleitorado

Em novembro de 2018, o eleitorado paranaense era composto de 7.971.350 pessoas. O número de eleitores para as Eleições 2020 só será conhecido após o fim das diligências dos requerimentos enviados neste final de prazo.

Biometria

Os eleitores que fizeram seu título on-line foram dispensados provisoriamente da coleta dos dados biométricos, porém a biometria será feita em data futura, a ser estipulada após as Eleições 2020.

E quem perder o prazo?

Quem precisa regularizar o título de eleitor, mas perdeu o prazo final, deve entrar em contato via e-mail com sua zona eleitoral para solicitar uma certidão circunstanciada, normalmente aceita nos órgãos públicos para regularização de documentos que dependam de quitação com a justiça eleitoral.

Eleitores do Paraná podem consultar aqui os endereços de e-mail das zonas eleitorais.