Maringá é considerada a cidade brasileira com o segundo melhor saneamento

De Barbara Schiontek | 24 de março de 2021 | 18:53
Foto: Sanepar

Na segunda-feira (22) o Instituto Trata Brasil divulgou dados que inserem o município de Maringá na segunda colocação do Ranking Nacional de Saneamento. A lista contém os 100 maiores municípios brasileiros. Em primeiro lugar está Santos, em São Paulo. É possível dizer que Maringá está se desenvolvendo no segmento, pois, em 2019, a cidade ocupou a quarta colocação e, no ano passado, ficou com o terceiro lugar.

“Vamos trabalhar para sermos a primeira do ranking”, ressalta o prefeito Ulisses Maia. “Mais que um destaque, essa melhoria significa qualidade de vida e saúde para o cidadão. Praticamente 100% dos nossos moradores vivem em boas condições ambientais”. 

Segundo o gerente regional da Sanepar, Sérgio Portela, há previsão de investimento de R$ 500 milhões na cidade nos próximos 30 anos. Entre os próximos projetos estão, a melhoria da rede de água e esgoto nos distritos de Floriano e Iguatemi.

Além disso, um convênio entre o Governo do Paraná, a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF) indica um investimento de R$ 30 milhões nos dois distritos maringaenses. Iguatemi ainda não tem estação de tratamento, mas um terreno já foi adquirido. Já Floriano, passará por uma ampliação na estação.

Dados

  • 99,98% da população tem coleta de esgoto disponível, em 99,99% da área urbana;
  • 99,99% dos moradores de Maringá têm acesso à água tratada, em 100% da população na zona urbana;
  • O indicador de esgoto tratado por água consumida é de 100%.

Colaboração Prefeitura de Maringá