Memorial vai homenagear as vítimas da covid-19 em Curitiba

De Barbara Schiontek | 25 de janeiro de 2021 | 16:42

O coletivo Movimento Levante está produzindo um memorial na Praça Santos Andrade, em Curitiba, para homenagear os mortos pela covid-19. A iniciativa surgiu entre pessoas que se conhecem apenas virtualmente, mas que queriam fazer uma ação concreta para registrar o momento vivido na cidade e no país. O memorial será composto por fitas coloridas, uma para cada vítima.

O material para o memorial vai arrecadado até às 9 horas desta terça-feira, (26). O Cosmos Gastrobar também vai estar recebendo os itens a partir das 14 horas desta segunda-feira, (25).

A homenagem começará a ser montada amanhã, (26) às 10 horas. Voluntários podem se inscrever via WhatsApp no link.

“Escolhemos homenagear os mortos pela Covid-19 como nossa primeira ação porque é preciso lembrar quem pagou o preço pela falta de prevenção e de cuidado nessa situação grave em que vivemos”, explica a empresária Janaína Santos.

Com números crescentes de casos todos os dias, é importante lembrar da identidade de cada um e da importância que possuem. “São pessoas, o amor, a família de alguém. Não são números. São vozes que foram caladas. E como foram caladas, temos que falar por elas”, completa o ativista Augusto Menna Barreto.

O memorial, que será montado no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também é um local para que aqueles que perderam entes queridos possam prestar homenagens e lembranças. Vai ser possível prender mensagens ou escrever nas fitas.

A inspiração do grupo veio de um memorial semelhante, criado pela Igreja Metodista Trinity United, em Madison, Wisconsin, Estados Unidos.

Colaboração Movimento Levante