Mesmo com fim da campanha, vacina do sarampo ainda está disponível

De Daniela Borsuk | 29 de outubro de 2019 | 11:21
Segunda etapa da campanha começa dia 18 de novembro (Foto: Luiz Costa /SMCS)

Quem ainda não se vacinou contra o sarampo pode procurar as unidades de saúde do Estado para se imunizar. Crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose, feita após um ano de idade.

Nos postos de saúde, as vacinas são distribuídas gratuitamente. A primeira fase da Campanha Nacional de vacinação Contra o Sarampo, focada em crianças entre seis meses a menores de cinco anos, terminou na sexta (25). Mas a vacinação de rotina continua de segunda a sexta-feira, normalmente.

A segunda etapa da campanha nacional será de 18 a 30 de novembro. O Dia D será em 30 de novembro, sábado, em que algumas unidades de saúde abrem para intensificar a vacinação. Nesta segunda etapa, o público-alvo será jovens adultos de 20 a 29 anos de idade. O público-alvo da segunda etapa foi escolhido por nesta faixa etária haver maior número de indivíduos que são acometidos (em números absolutos) pela doença no surto registrado no país.

De acordo com a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, a campanha é “seletiva”, ou seja, a vacinação é para pessoas que fazem parte do público-alvo e que não foram vacinadas anteriormente ou que não estão com a situação vacinal em dia.

Em Curitiba, até a última quinta-feira (24), foram 173 casos confirmados de sarampo na cidade, 50 deles novos. Do total, 23 são importados. A faixa etária em que há maior número de registros confirmados é entre 15 e 29 anos, o que corresponde a 85% do total. A idade mediana é de 22 anos.

Colaboração Prefeitura de Curitiba