Ministra defende uso de tecnologia na agropecuária brasileira para ampliar mercado

De Redação | 12 de novembro de 2019 | 14:07
Imagem: Mapa

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta terça-feira (12), em Londrina (PR), da abertura do Agrobit Brasil 2019. Em sua segunda edição, o evento apresenta aos produtores as principais tecnologias disponíveis no mercado.

No evento, a ministra assinou protocolo de lançamento do Polo de Inovação Agro, uma parceria do Mapa com a Sociedade Rural do Paraná. A ideia é promover e fortalecer o sistema de inovação já existente, considerando as vocações e capacidades da região de Londrina, para a geração de novos produtos, serviços e empreendimentos inovadores, compartilhamento de conhecimento e tecnologia para estimular a inovação.

“Temos obrigação hoje de alimentar o mundo. E o Brasil é importantíssimo nessa cadeia. Cada vez mais temos que embarcar tecnologia no agronegócio, cada vez mais temos que ter responsabilidade com a segurança alimentar do nosso país e dos mais de 160 países que o Brasil exporta”, disse a ministra na abertura do Agrobit 2019, que deve reunir mais de 2 mil produtores e demais integrantes da cadeia produtiva do agro até quarta-feira (13).

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, ressaltou que recebeu a missão de promover o Brasil como exportador de tecnologia agro brasileiro, não apenas de commodities, e que toda a cadeia produtiva tenha acesso à agricultura 4.0, caracterizada pela transferência de orientações e conhecimentos pela comunicação instantânea, pelas redes sociais. “Não podemos deixar os pequenos para trás. Levar cada vez mais essa tecnologia para todos. Não pode ser vinculada apenas aos grandes e médios produtores”.

O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim, destacou que a aplicação da ciência e tecnologia no agronegócio “é um esforço do governo que vai em prol da produção de maior valor agregado mas, principalmente, de uma forte contribuição da melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade”.

Coalizão Soja 4.0

A ministra visitou o local no evento reservado para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde conheceu como é feito o monitoramento de lavouras por drones e fez uma medição.

Tereza Cristina assinou também termo de compromisso para iniciar o projeto Coalizão Soja 4.0, desenvolvido pela Embrapa Soja, unidade localizada em Londrina, que oferece tecnologias e orientações técnicas para inovação da cultura da soja. A partir de 2020, a empresa colocará o projeto em execução com o objetivo de alavancar soluções inovadoras para produção da soja tropical.

O programa irá envolver diretamente cooperativas, Ematers, associações de produtores, empresas privadas de tecnologia, universidades, Sebrae, Senai, lideranças e startups na identificação de desafios orientados por missões para alcançar novos patamares tecnológicos. 

Fonte: Mapa