MIS dedica programação aos clássicos que foram adaptadas de obras literárias

De Redação | 31 de julho de 2019 | 00:00

A mostra permanente de filmes do Museu da Imagem e do Som Paraná (MIS-PR) vai dedicar o mês de agosto aos títulos do cinema que foram adaptados de obras literárias icônicas. A primeira exibição, nesta quinta-feira (1º), é Orgulho e Preconceito, adaptação de Joe Wright da romancista inglesa Jane Austen.

As exibições acontecem sempre às terças e quintas-feiras, às 16h, e seguem até 29 de agosto. A entrada é gratuita.

Entre os filmes estão os clássicos: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, (da obra de Anthony Burgess); Morte em Veneza, de Luchino Visconti, da obra de Thomas Mann; Blade Runner, de Ridley Scott, do livro Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas, de Philip K. Dick, entre outros.

Filmes brasileiros também estão contemplados, como A Hora da Estrela, da cineasta Suzana Amaral, baseado na obra de Clarice Lispector, e O Menino do Engenho, de Walter Lima, inspirado em livro de José Lins do Rêgo.

“O objetivo dessa programação é colocar luz sobre a vocação do cinema de contar histórias. A literatura forneceu ao jovem cinema uma das bases para sua construção enquanto arte autônoma. O tema procura chamar atenção para o modo como o cinema utiliza ferramentas narrativas, a fim de transmutar à tela histórias que já fazem parte de um imaginário cultural”, salienta a diretora do MIS-PR, Cristiane Senn.

Colaboração AEN