MIS terá programação especial de 50 anos com fotografia, cinema, música e muita arte

De Daniela Borsuk | 31 de outubro de 2019 | 12:16
O setor Educativo do Museu da Imagem e do Som do Paraná(MIS-PR), organiza grupos de interessados em fazer visitas guiadas pela mostra "Revisitando Curitiba", que também se estenderão pelos locais do centro da cidade. Curitiba, 12 de abril de 2019. Foto: Kraw Penas/SEEC

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) completou 50 anos em 2019 e terá uma programação intensa que une fotografia, cinema, música e arte, durante os meses de novembro e dezembro.

As atividades vão de um curso que ensina a revelar filmes fotográficos de forma artesanal com café, até uma mostra de videoclipes paranaenses de rap. A diretora da instituição, Cristiane Senn, contou um pouco sobre os objetivos do MIS-PR. “Na base de todos esses eventos – palestras, cursos, oficinas e mostras – está nosso objetivo de trazer as pessoas ao MIS, fazê-las circular pelo espaço e explorá-lo, pois só em contato com a comunidade e com as manifestações do presente é que o museu se mantém vivo, em um processo de continuidade e transformação de sua própria história”, explicou.

Em novembro, o museu terá o curso “Revelação de filmes fotográficos com cafenol”, como uma introdução aos princípios da revelação de negativos fotográficos, preto e branco, com o químico feito à base de café. O curso tem investimento de R$ 115, com aulas em três dias, das 19h às 22h.

A partir do dia 13, o MIS recebe filmes seguidos de bate-papo na “Mostra Cordilheira”, que expõe sessões com produções de realizadoras e realizadores negros ao longo da história do cinema. E no dia 29, das 19h às 22h, o museu promove a “1ª Mostra de videoclipes paranaenses de Rap” com a exibição de videoclipes de grupos/artistas solo de rap paranaenses seguida de um bate-papo com os músicos e a equipe de produção.

Criançada

O público infantil terá uma atração especial com brinquedos feitos artesanalmente pelo artista Marcelo Weber. Os jogos são para toda a família, com um exercício à convivência harmoniosa e à partilha de descobertas e habilidades.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná fica na Rua Barão do Rio Branco, 395, no Centro de Curitiba.

Colaboração AEN