MON apresenta a exposição Mariana, de Christian Cravo

De Daniela Borsuk | 21 de novembro de 2019 | 13:21
(Foto: Divulgação/ via AEN-PR)

O Museu Oscar Niemeyer vai inaugurar no dia 28 a exposição Mariana, de Christian Cravo. Com curadoria de Adriana Cravo, a mostra apresenta 26 fotografias impressas em fine art que retratam as memórias humanas de uma das maiores tragédias ambientais do país: o rompimento da barragem de Fundão, que vitimou fatalmente 19 pessoas e desabrigou centenas de famílias em Mariana (Minas Gerais), em 2015.

“A inquietante exposição será apresentada ao público pelo Museu cumprindo o papel de promover reflexão através das lentes desse talentoso artista que, com tanta sensibilidade, transformou indignação em arte”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Segundo o fotógrafo, a sua tentativa foi trazer a esse trabalho uma memória iconográfica que o tempo congelou. “São objetos que pararam naquele instante em que a lama chegou. O momento eterno que representa o fim daquela sociedade”, resume Cravo.

Durante três dias, nos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, Cravo registrou os vestígios da destruição causada pela onda de mais de 2,5 metros de lama e rejeitos de minério que assolou a região. Objetos, roupas e calçados enlameados, retratos cobertos pelo barro e casas destroçadas testemunham a tragédia.

“A escolha das imagens, assim como o título que cada uma delas recebeu, teve a intenção de gerar empatia e aproximar o público do cotidiano roubado das pessoas que ali viviam até o momento da tragédia”, diz a curadora.

Serviço: Mariana

Data: 28 de novembro a 1° de março de 2020.

Local: Museu Oscar Niemeyer – Sala 7 – Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba – Paraná.

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h.

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Quartas gratuitas.

Colaboração AEN-PR