MON apresenta escultura "Spider" de Louise Bourgeois

De Redação | 31 de julho de 2019 | 00:00

O Museu Oscar Niemeyer apresenta, nesta quinta-feira (8), a obra “Spider”, da artista francesa Louise Bourgeois. A escultura permanece em exposição no hall do Museu, entre as salas 1 e 4, até o dia 17 de novembro.

A diretora-presidente Juliana Vosnika explica que “Spider” chega ao público graças a uma parceria entre a instituição e o Itaú Cultural. Ela diz que a artista demonstrou constante investigação da condição feminina no mundo. “Seu trabalho, marcado fortemente pela presença de aranhas em diversas formas de apresentação, instiga o questionamento sobre o ser mulher e a dominação masculina nas relações”.

A superintendente de Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, observa que o instigante trabalho de Louise Bourgeois encanta e assombra o público por onde passa. “Tanto por seu diálogo com a contemporaneidade quanto pelo tom extremamente pessoal que ela imprime em cada uma de suas obras”, diz.

Depois de permanecer pouco mais de duas décadas em regime de comodato ao lado do Museu de Arte Moderna, em São Paulo, em dezembro do ano passado a obra pertencente à Coleção Itaú Cultural começou uma série de itinerâncias pelo país.

“Assim como fazemos com grande parte da Coleção Itaú Cultural, tomamos a decisão de circular uma das suas mais importantes obras internacionais e ampliar o acesso do público a essa grandiosa escultura”, diz o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron.

Colaboração AEN