MON bate recorde e registra maior público desde a inauguração

De | 8 de janeiro de 2020 | 13:59
(Foto: AEN)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) registrou recorde de público em 2019: foram 377.737 visitantes, um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, com média superior a 30 mil visitantes por mês. Foi o maior número de público desde que o Museu foi inaugurado, em 2002.

Outros números expressivos foram registrados pelo setor Educativo do MON, responsável por mediações, oficinas e programas específicos e que durante o ano de 2019 atendeu 83.426 pessoas.

O destaque foi para o programa “Arte para Maiores”, que teve um aumento de público participante de 150%, comparando-se com 2018, e conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Para a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, resultados como esses comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao Museu e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos. “O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o Arte para Maiores faz isso com excelência”, comenta Juliana Vosnika.

EXPOSIÇÕES – Ao longo do ano, o MON realizou 11 exposições, entre elas “Ai Weiwei Raiz”. Foi a primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai Weiwei, reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas.

Em 2019, o Museu também realizou a itinerância da exposição “Estruturas e valores – Antonio Arney”, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava, e emprestou 15 obras para exposições no MASP, Instituto Tomie Ohtake, Museu Paranaense e Galeria Simões de Assis.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer pertence ao Governo do Estado. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 20,00 adultos e R$ 10,00 estudantes
Quarta-feira Gratuita (oferecimento do Governo do Estado do Paraná).

Colaboração AEN