Moradores poderão fazer descarte de lixo eletrônico em evento no Parque Barigui

De Daniela Borsuk | 21 de novembro de 2019 | 10:24
(Foto: Ilustração/ Pixabay)

Neste sábado (23), das 9h às 16h, terá recolhimento de lixo eletrônico no Parque Barigui, em Curitiba. A tradicional campanha E-Lixo é do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Esta é uma ação de responsabilidade socioambiental que visa dar destinação correta aos materiais eletrônicos que se acumulam em casa ou no escritório. A campanha foi lançada em 2011 para revolver um problema de acúmulo de aparelhos inutilizados nas empresas representadas pelo SESCAP-PR e foi estendida à população.

Até hoje a E-Lixo já recolheu e deu um destino correto a mais de 530 toneladas de materiais nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.

Entidades beneficiadas

Todo o material coletado é encaminhado para associações de catadores de materiais recicláveis integrantes do Programa Ecocidadão coordenado pela SMMA, que visa a melhoria da renda familiar dos coletores.

Neste ano, as entidades beneficiadas foram as cooperativas de catadores de materiais recicláveis Catamare, Fazenda Solidariedade, Mutirão e Terra Santa. O material recolhido neste sábado vai para a Associar (Associação de Recicladores e Catadores Reciplastc de Curitiba e Região Metropolitana).

O que descartar?

Pode ser descartado nesta campanha todo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos: computadores; monitores; impressoras; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; televisores; câmeras fotográficas, entre outros.

O que não descartar?

Devido à restrição no manuseio, não serão coletados lâmpadas, pilhas, baterias, tonners e tintas.

 Perigo

O descarte inadequado deste tipo de resíduo pode gerar muitos problemas para o meio ambiente devido à sua composição de materiais altamente tóxicos.  Confira as principais doenças que podem ser causadas pelos elementos mais comuns encontrados nos eletrônicos:

Chumbo: Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo

Onde é usado: Computador, celular, televisão

Mercúrio: Causa danos cerebrais e ao fígado

Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana

Cádmio: Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões

Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops

Arsênico: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão

Onde é usado: Celular

Belírio: Causa câncer no pulmão

Onde é usado: Computador, celular

Retardantes de chamas (BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas

Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios

PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios

Onde é usado: Em fios, para isolar corrente

Colaboração Assessoria de Imprensa