Mulher perde a memória temporariamente após fazer força no banheiro

De Redação | 29 de maio de 2019 | 13:07

Uma mulher chinesa alega ter perdido a memória depois de ter feito cocô. Segundo relato de seu filho ao Sky Post, após ir ao banheiro, a mãe aparentou não lembrar de acontecimentos dos últimos 10 anos.

A senhora foi levada a um hospital, onde ficou internada por uma noite. Na manhã seguinte estava recuperada e com a memória intacta. De acordo com os exames médicos, a saúde física e mental da paciente estava em boas condições, embora ela não lembrasse das oito horas seguintes à visita ao banheiro.

Explicação

Cientificamente, o esforço excessivo pode causar desmaios e perda de consciência, já que ocorre um pico acentuado na frequência cardíaca e na pressão arterial seguidos por uma queda brusca. Isso resulta na redução temporária de fluxo sanguíneo para o cérebro.

Apesar de não ser comum, sofrer amnésia temporária após um desmaio é possível, especialmente entre pessoas mais velhas. A causa é a falta de fluxo sanguíneo que interfere temporariamente com as regiões do cérebro associadas à memória, como o hipocampo e o sistema de ativação reticular.

Informações Revista Galileu