Museu do Holocausto recebe evento em memória das vítimas

De Daniela Borsuk | 25 de janeiro de 2020 | 11:04
(Foto: Divulgação/ Museu do Holocausto)

Na terça-feira (28), Curitiba recebe um Ato Solene em Memória das Vítimas do Holocausto. O evento será promovido pela Federação Israelita do Paraná, a Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá do Paraná), a B’nai B’rith e o Museu do Holocausto de Curitiba.

O evento faz alusão à 27 de janeiro, definido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data também marca o aniversário de liberação do maior complexo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, que completa 75 anos em 2020.

O encontro, que começa às 17h com uma rápida visita ao Museu, vai reunir sobreviventes e seus familiares, religiosos, diplomatas e lideranças políticas. A cerimônia começa às 17h30, na Sinagoga Beit Yaacov, e contará com o acendimento de seis velas, em homenagem às seis milhões de vítimas judias. 

“Além dos judeus, que têm um papel central na ideologia nazista de perseguição, outros grupos também foram perseguidos, como homossexuais, pessoas com deficiência, povos ciganos, Testemunhas de Jeová e comunistas. Trabalhando o Holocausto de forma universalizada, é possível transmitir essa tragédia aproximando-a dos dias de hoje. Seres humanos perseguiram, discriminaram e assassinaram milhões de outros semelhantes, de outros seres humanos”, afirma o coordenador-geral do Museu, Carlos Reiss.

O museu

Com uma vocação educativa e linha pedagógica bem definida, o Museu do Holocausto de Curitiba narra os acontecimentos da Guerra por meio de histórias de vítimas que têm ligação com Brasil ou o Paraná.  Trata-se de uma ferramenta contra a desumanização nazista. O espaço também destaca a luta contra a intolerância, o ódio, a discriminação, o racismo e o bullying, tão relevante nos dias de hoje.

Atualmente, é o único espaço do país que conseguiu unir os eixos de educação, memória e pesquisa com uma proposta museológica para o trabalho sobre a Shoá. Regularmente, promove seminários e debates, assim como desenvolve materiais pedagógicos que buscam promover uma discussão abrangente sobre o preconceito e a violência ao longo dos séculos XX e XXI.  

Colaboração Assessoria de Imprensa