Museu Oscar Niemeyer exibe duas exposições inéditas

De Redação | 12 de janeiro de 2021 | 15:39

O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta duas exposições inéditas: Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço e Fernando Velloso por ele mesmo. O MON reabriu no sábado, (09) seguindo os protocolos de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

A exposição Fernando Velloso por ele mesmo é uma homenagem do MON aos 90 anos de vida do artista curitibano, que continua fazendo trabalhos. A mostra se encontra aberta para visitação na Sala 1, com curadoria de Maria José Justino e Fernando Bini.

O público pode conhecer o primeiro trabalho premiado do artista no tempo da Escola de Belas Artes, a produção por sua passagem a Paris, onde estudou com um dos maiores mestres do Cubismo, e as obras mais recentes. Fernando Velloso enriquece o acervo do museu com quatro obras: Grande Composição em Azul, Evocação de Elementos Simbólicos, Totem da Floresta e Partida em Busca do Imaginário.

Yutaka

A exposição Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço se encontra na Sala 4 do MON. Além de ser escultor, pintor, desenhista, gravador e cenógrafo, o artista também é um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa.

A exposição conta com o patrocínio da Vonder e curadoria de Denise Mattar. Estão disponíveis 86 obras, uma instalada na área externa do museu. Apesar de ser uma retrospectiva do artista, que completa 90 neste ano, a mostra não segue uma ordem cronológica. Estão presentes trabalhos produzidos a partir dos anos 60 em diversos formatos. Em 2018, a mostra recebeu o prêmio de Melhor Retrospectiva do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Pandemia

Devido à pandemia do coronavírus, o MON ficou fechado ao público no período de 17 de março a 16 de outubro e, depois, após 06 de dezembro. Para a reabertura foram adotadas várias medidas, como o limite de pessoas para visitação nas salas expositivas e em todo o museu para garantir o distanciamento seguro. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes.

Colaboração AEN