Museu Paranaense terá programação para crianças até fevereiro; veja como se inscrever

De | 8 de janeiro de 2020 | 13:38
(Foto: AEN)

O Museu Paranaense (MUPA), que fica no Alto São Francisco, em Curitiba, terá uma programação especial para as crianças durante janeiro e fevereiro de 2020. A partir de quinta-feira (9) e até 20 de fevereiro, todas as quintas-feiras, das 14h30 às 16h, o Departamento Educativo do museu realiza visitas mediadas às exposições relacionadas aos povos originários do Paraná além de atividades como contação de histórias, brincadeiras e curiosidades sobre palavras de origem indígena.

A programação é gratuita e destinada a crianças de 6 a 10 anos acompanhadas de um adulto. Inscrições no site www.museuparanaense.pr.gov.br.

Etnologia Indígena

Desde o início de suas atividades no século XIX, o Museu Paranaense teve como objetivo formar, organizar e expor um acervo que expressasse as características do território e da população paranaense. Naturalmente, o interesse pelas populações indígenas, os primeiros habitantes do território, se refletiu no acervo e nas primeiras exposições da instituição, conforme registrado no guia do Museu Paranaense publicado em 1900.

Em relação à etnologia indígena, tem sido dada atenção especial ao estudo do acervo imagético da coleção Vladimir Kozák, pesquisador responsável pelo registro em filmes, fotografias e desenhos de diversos grupos indígenas brasileiros entre as décadas de 1940 e 1950. Desde 2017, esse recorte do acervo de Kozák ligado aos indígenas é patrimônio documental da humanidade e do Brasil pelo Programa Memória do Mundo da Unesco.

SERVIÇO

Programação de férias no Museu Paranaense | Povos Originários

De 9 de janeiro a 20 de fevereiro de 2020

Toda quinta-feira, das 14h30 às 16h

Faixa etária: 6 a 10 anos (acompanhadas de um responsável)

Inscrições gratuitas: www.museuparanaense.pr.gov.br

Colaboração Prefeitura de Curitiba