O mutirão online de renegociação de dívidas do Procon-PR, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, segue até 29 de novembro. A ação conjunta acontece exclusivamente pela plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.
Muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon-PR por se sentirem constrangidos com a situação.
“Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, avalia a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.
Após o registro na plataforma consumidor.gov.br, o consumidor receberá um login e uma senha e fará o relato do seu problema. É preciso informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco, a instituição financeira, a operadora de telefonia, ou a TV por assinatura tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Participam do mutirão online as seguintes empresas: Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Banco Pan, Banco do Brasil, BMG, Claro, Oi, Vivo e Tim.
Da redação com assessoria