Na Operação Verão Consciente, os cães auxiliaram nas apreensões de drogas

De Barbara Schiontek | 8 de março de 2021 | 10:49
Foto: Divulgação PMPR

Os cães da Polícia Militar (PM) têm sido importantes no processo de apreensão de drogas. Durante a Operação Verão Consciente, no Litoral, os cães Hórus e Argos foram destaque nas apreensões.

De acordo com os dados da PM, entre os dias 10 de dezembro de 2020 e 26 de fevereiro de 2021, a dupla canina esteve presente em 39 situações de apreensão de substâncias entorpecentes, que resultaram no encaminhamento de 46 pessoas.

A principal vantagem do uso de cães nas ações é que, por conta do fato apurado, eles conseguem indicar precisamente os locais onde as drogas estão.

De acordo com o tenente-coronel Wellenton Joserli Selmer, Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, os cães são uma grande ferramenta de filtro nas operações policiais, a qual está entre as inovações nas ações deste Verão Consciente. “A utilização do cão é importante, visto que potencializa a busca policial, ganhamos muito tempo com a precisão deles, que resulta na preservação da privacidade das pessoas, evitando assim a necessidade de realizar uma verificação manual, pois o cão vai direto ao ponto”, afirma o tenente-coronel.

Meta

Foi utilizado o auxílio canino no Litoral para localizar as drogas que estavam chegando, com o objetivo de evitar que elas fossem comercializadas nas praias. Para isso, as equipes de canil se revezaram nos três postos que dão acesso ao Litoral: Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos.

Resultados

No total, foram apreendidos 651 gramas de maconha, 16 gramas de cocaína, dois lança-perfumes e 11 comprimidos de Ecstasy durante o Verão Consciente 2020/2021.

Cumplicidade

O soldado Graciano Júnior, condutor do Hórus, fala do amor que possui pelo cão, que treina há seis anos, e que o pretende adotar após a aposentadoria do animal. “O Hórus está comigo desde os seus 45 dias de vida, e fez seis anos no último outubro. Ele começou a participar de operações com oito meses e se mostrou extremamente inteligente e eficiente, e quando se aposentar, aos oito anos, irá para minha casa. Meus filhos já o conhecem e o cão provou ser mais do que um parceiro de serviço, pois eu passo mais tempo com ele do que com minha família, às vezes.”

Desde seus primeiros dias em operação com Hórus, o soldado Graciano afirma que o cão já auxiliou na apreensão de toneladas de entorpecentes, ultrapassou uma centena de armas de fogo e munições localizadas. E, além disso, foi campeão de três campeonatos de faro, em que teve seu treinamento destacado dentre os cães dos demais órgãos e unidades de segurança que competiram.

Colaboração AEN