Não há, no momento, razão para pânico em SP por causa do coronavírus, diz Doria

De Redação Estadão | 12 de março de 2020 | 13:00

Em coletiva de imprensa organizada na manhã desta quinta feira, 12, pelo governo do Estado de São Paulo para anunciar novas medidas de combate ao novo coronavírus, o governador João Doria (PSDB) afirmou que “neste momento, não há razão para pânico em São Paulo”. De acordo com o infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, há 46 casos confirmados do Covid-19 em no Estado.

Segundo Uip, o Estado “está pronto para qualquer cenário” pois dispõe de 100 mil leitos, sendo 7.200 destes voltados a unidades de tratamento intensivo (UTI), número suficiente para lidar com o possível avanço do coronavírus em São Paulo. Doria ainda confirmou que o governo do Estado irá disponibilizar mais mil leitos para UTIs, número próximo dos 1.400 necessários para os próximos 4 meses, segundo previsão de Uip.

Doria disse que São Paulo trabalha com a estimativa de que cerca de 20% das pessoas infectadas pelo Covid-19 no Estado deverão recorrer ao sistema público de saúde por apresentarem sintomas, sendo que uma pequena parte da porcentagem necessitará de tratamento intensivo. Segundo o governador, “não há necessidade de paralisar São Paulo”.

Segundo Doria, paralisar São Paulo prejudicaria a renda e a receita do Estado, além de afetar a vida e o comportamento psicológico da população. “Não vamos criar pânico na população, nem antecipar processos. O efeito disso é extremamente nocivo à vida das pessoas, economia da cidade, de uma região e de um pais”, afirmou.

David Uip disse que o Estado de São Paulo fará a gerência de leitos, na medida das necessidades e poderá contar com a rede privada também. Ele recomendou que pacientes idosos e com doenças crônicas evitem aglomerações e salientou que hoje, pelo número de casos registrados no Estado (46), está descartado o fechamento de locais públicos ou o cancelamento de eventos, como exposições e shows.

Gabriel Caldeira e Elizabeth Lopes
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.