Natal de Curitiba tem estreias nesta semana

De Daniela Borsuk | 9 de dezembro de 2019 | 09:19
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Semana com grandes estreias gratuitas no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019. Moradores e turistas poderão acompanhar as apresentações do Natal no Paço do Sesc Paço da Liberdade, no Centro, e o balé O Quebra Nozes, nas Ruínas do São Francisco. Além disso, a roda-gigante da Vila de Natal Electrolux terá dois dias com horários exclusivos para pessoas com deficiência e a Rua da Cidadania do Bairro Novo recebe sua tradicional cantata, que este ano reunirá 900 vozes. 

Na segunda-feira (9/12), às 15h, a Rua da Cidadania da Matriz, no Centro, será palco do auto O Sentido de Natal, e, no mesmo horário, o Teatro Ebanx Regina Vogue realiza a única apresentação do espetáculo Auto de Natal com audiodescrição em libras. As duas atrações são gratuitas.

Roda inclusiva 

Na terça-feira (10/12), a roda-gigante da Vila de Natal Electrolux, na Praça Santos Andrade, no Centro, abre exclusivamente para passeios de pessoas com deficiência. O brinquedo estará disponível gratuitamente das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30. A ação voltará a ocorrer na quinta-feira (12/12), nos mesmos horários. Normalmente, a roda-gigante abre para o público de quinta a domingo.

Ainda na terça-feira (10/12), a partir das 20h40, estreia o Natal no Paço, no Sesc Paço da Liberdade, no Centro, que este ano terá como grande novidade o show Natal, Papai Noel e o Pequeno Príncipe. A encenação gratuita terá teatro, projeção mapeada em 3D e interatividade com o público. Na noite de abertura, um coral de 12 vozes cantará músicas com temática natalina na sacada do prédio que foi a primeira sede da Prefeitura. O Natal no Paço volta a ocorrer na quarta e quinta-feira (11 e 12/12), mas apenas com o espetáculo Natal, Papai Noel e o Pequeno Príncipe, a partir das 21h.

Cantata e balé

Na sexta-feira (13/12), a partir das 19h30, ocorre a apresentação da Cantata de Natal do Bairro Novo, no Sítio Cercado. O espetáculo gratuito de músicas natalinas, na Rua da Cidadania, terá a participação de 700 estudantes de escolas municipais da Regional Bairro Novo e 200 integrantes do Projeto MusicaR da Prefeitura na região. A Rua da Cidadania do Bairro Novo receberá também uma bela cenografia de luzes para tornar o espetáculo ainda mais lúdico.

A programação da semana terá ainda a estreia, na sexta-feira (13/12), às 19h30, do clássico balé O Quebra Nozes, nas Ruínas do São Francisco. Sob a direção da coreógrafa Nicole Vanoni, 25 bailarinos contarão a história da menina que, em sonho, viu seu estimado presente de Natal – um quebra-nozes em forma de boneco – tornar-se soldado e liderar um pelotão. O espetáculo gratuito ao ar livre terá duração de 40 minutos e volta a ocorrer sábado (14/12), domingo (15/12) e segunda (16/12), no mesmo horário. 

Atrações de segunda-feira (9)

9h – Apresentação dos alunos do projeto MusicaR na Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Exposição Sopro de Natal no Centro Cultural Miguel de Cervantes (Praça Espanha, s/n, Bigorrilho)
12h – Carrossel e trenzinho do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)
13h – Apresentação dos alunos do projeto MusicaR na Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara)
13h – Exposição da maquete de bolacha da Cidade do Pão de Mel no Bosque Alemão (Rua Schubert, 175, Vista Alegre)
15h – Auto O Sentido de Natal na Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, s/n, Centro)
15h – Auto de Natal com audiodescrição em libras no Teatro Ebanx Regina Vogue (Avenida Sete de Setembro, 2775, Shopping Estação, Centro)
15h – Dança de alunos da Escola Municipal Santo Inácio na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)
18h30 – Apresentação dos alunos do projeto MusicaR Rua da Cidadania do Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1700, Fazendinha)
19h – Apresentação projeto Nosso Canto na Rua da Cidadania do Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1700, Fazendinha)
19h30 – Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
20h – Apresentação projeto Nosso Canto na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Rua Jandaia do Sul, 310, Vila Osternack, Sitio Cercado)

Colaboração Prefeitura de Curitiba