No Dia Mundial de Combate ao Câncer é importante lembrar sobre os cuidados preventivos

De Barbara Schiontek | 4 de fevereiro de 2021 | 17:33

Hoje, (04) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e também, de ter um estilo de vida saudável, como forma de prevenção.

Em média, 80 a 90% dos casos de câncer estão relacionados a fatores ambientais, como o cigarro, bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol, alimentação não saudável, sedentarismo e agentes infecciosos, como HPV e vírus da hepatite B.

Em conjunto com ações de autocuidado e mudança de comportamento, a realização de exames como o preventivo do colo do útero e a mamografia, favorecem o rastreamento e a detecção precoce da doença. Além dessas estratégias, a vacinação contra a hepatite B e HPV também auxiliam na prevenção.

Dados

Segundo o Painel Oncológico do Instituto Nacional do Câncer, de janeiro a dezembro de 2020 foram diagnosticados 18.631 casos pelo SUS no Paraná, sendo o câncer de mama o mais incidente. Em 2019 foram diagnosticados 43.796 casos.

Em 2021 a estimativa é que o Estado do Paraná tenha 18.710 novos casos de câncer em pessoas do sexo masculino e 16.340 novos casos no sexo feminino.

No ano passado, no Paraná, houve uma queda de 43% (dados preliminares) no número de diagnósticos de câncer, em comparação ao mesmo período de 2019. O motivo seria a pandemia da covid-19.

“Ressaltamos que toda a Rede de Atenção à Saúde continua disponível para o rastreamento ao diagnóstico e tratamento do câncer, seguindo todas as medidas de prevenção do coronavírus. É muito importante que a população esteja atenta aos sinais de alerta, bem como aos exames de rastreamento e procure atendimento para o correto encaminhamento e tratamento da doença”, afirma a chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa, Rejane Cristina Teixeira Tabuti.

O Paraná recebeu mais de R$ 11 milhões para fortalecimento do acesso, detecção precoce e controle dos cânceres de mama e colo do útero que abrangerá ações em todos os municípios do estado.

Colaboração AEN