No Litoral, polícia faz operação de combate a desmanche de veículos roubados na capital

De | 8 de fevereiro de 2020 | 09:01

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu seis mandados de busca e apreensão na manhã deste sábado (8), em Matinhos, no Litoral. Os alvos da operação são endereços relacionados a suspeitos de furtos, roubos e receptação de veículos. Uma pessoa foi presa.

A operação é resultado de uma investigação que durou aproximadamente dois meses, segundo a PCPR.

A ação, que também faz parte da operação Verão Maior, do Governo do Paraná, contou com pelo menos 40 policiais e teve apoio de cães farejadores e de agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) e da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas.

Um helicóptero foi disponibilizado para prestar apoio à operação, mas como chovia forte desde o começo da manhã, a aeronave não decolou.

Delegado da DFRV explica como foram as investigações (Foto: Bruno Previdi)

De acordo com o delegado da da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), João Marcelo Henk, os locais investigados seriam utilizados para desmanche dos veículos roubados ou furtados, sobretudo na região de Curitiba. Depois, já em Matinhos, as peças eram trocadas por drogas.

“Inicialmente, a DFRV, em Curitiba, recebeu informações de que no litoral havia locais que receptavam veículos roubados e faziam a troca das peças por drogas”, afirma o delegado.

Neste sábado, apenas uma pessoa foi presa em um dos endereços abordados. O suspeito, de 27 anos, teria cometido roubos em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele tinha um mandado de prisão em aberto e estava foragido.

Em outro endereço, um usuário de drogas foi encontrado com uma pequena porção de maconha e foi encaminhado à delegacia para assinar termo circunstanciado.

O delegado explica que esses locais também foram apontados com base em denúncias, recebidas pela PCPR. “Parte das informações vem do Disk Denúncia e os dados foram cruzados com outras informações e também por geoprocessamento. Todos esses dados nos trouxeram a esses endereços que foram alvo nesta manhã”. Ainda de acordo com a polícia, a operação deve continuar.

Na mesma semana

(Foto: Divulgação/PCPR)

A ação deste sábado, no Litoral, é similar à operação que aconteceu na última semana em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

Na quinta-feira (6), a polícia encontrou um veículo cortado com alerta de furto e outro com o chassi adulterado em um local que seria utilizado como desmanche de automóveis.