Nove potros nascidos no Regimento de Polícia Montada começam treinamento

De Barbara Schiontek | 11 de fevereiro de 2021 | 12:59
Pinhais, 08 de fevereiro de 2021. Visita Coudelaria Palmital. Foto: Soldado Amanda Morais

O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon) iniciou o ano com o nascimento de nove potros. Eles já iniciaram o processo de treinamento, que dura cerca de quatro anos na Coudelaria Palmital, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Em um amplo espaço, os potros ficam com as mães e, após as primeiras 12 horas de vida, começam a ser inseridos no método de criação Imprint Training. Ali eles permanecem até estarem prontos para serem empregados no policiamento.

Segundo o Comandante do RPMon, major Marcio Stange da Cruz, o objetivo é atingir a autossuficiência de produção de equinos de alto valores zootécnicos destinados ao policiamento montado. “Esse ano não perdemos nenhum animal e já foram produzidos nove potros e, como trabalhamos com previsão, em breve esses animais serão empregados em diversas regiões do estado”, disse.

De acordo com o major Cruz, um estudo da Brigada Militar do Rio Grande do Sul mostra que animais adquiridos através de medidas de compra podem chegar de 25% a 35% de perda, pois são seres vivos que são retirados de um local e levados até o centro urbano.

Imprint training

É uma técnica que permite que o animal perca o medo do ser humano, por meio da carícia de todo o corpo do potro mostrando assim, que ele não está em perigo. Essa técnica permite que a aproximação seja mais prática, evitando erros na hora da doma, assim, o animal vai para o policiamento sem medo de pessoas e de carros, pois teve uma boa preparação.

Colaboração PMPR