Núcleo de Educação doa celulares e notebooks para alunos

De lucianpichetti | 25 de agosto de 2020 | 16:33
Foto: AEN

O Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Cível (Cejusc) e a Vara da Infância e Juventude estão promovendo a campanha Ajude um Aluno, com objetivo de arrecadar e doar celulares ou computadores a estudantes que não têm. Até o momento foram doados 20 aparelhos eletrônicos, entre celulares e notebooks.

De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação de União, Carlos Alberto Polsin, a ação faz parte de uma força-tarefa que envolve a equipe pedagógica do núcleo, a equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Cível (Cejusc) e a Vara da Infância e Juventude. “Essa campanha visa a ajudar aqueles alunos que estão estudando no Aula Paraná, mas não possuem um aparelho de celular próprio e, por isso, acabam usando o dos pais para estudar”, explica o chefe de núcleo.

Polsin conta que, primeiramente, ele e sua equipe fizeram uma busca ativa de todos os alunos do núcleo que nessa situação e decidiram encontrar uma solução para mudar a realidade desses estudantes. “Não temos uma meta final, queremos alcançar o máximo de alunos possível. Sabemos que isso pode levar tempo, mas o importante é não desistir”, conta.

Ação conjunta

O juiz de Direito da Comarca de União da Vitória, Carlos Mattioli, foi um dos precursores da campanha. “Nós trabalhamos há mais de uma década para combater a evasão escolar e vimos a oportunidade de agirmos junto ao núcleo neste momento de pandemia”, destaca.

Primeiro, representantes do núcleo e o juiz entraram com o pedido de solicitação aos juízes criminais para que aparelhos eletrônicos apreendidos fossem doados e, em um segundo momento, passaram a incentivar a doação de celulares ou notebooks por parte da população.

“Muitas pessoas se solidarizaram com a causa e doaram notebooks. Outras compraram celulares e doaram, e o Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv se ofereceu para formatar os celulares apreendidos para que chegassem “limpos” e sem problemas técnicos para os alunos”, explica o juiz.

Continuidade

Ação, segundo o chefe de núcleo, continuará nos próximos meses. A meta é arrecadar mais aparelhos eletrônicos para os alunos que não possuem, com prioridade para aqueles que utilizam apenas o material impresso.

Colaboração AEN