Número de mortes no trânsito diminui 6,7% na capital

De Redação | 31 de maio de 2019 | 10:00

O número de mortes em acidentes de trânsito caiu em 2018 em Curitiba, na comparação com o ano anterior, de acordo com o relatório anual divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Programa Vida no Trânsito (PVT). No período foram registradas 166 mortes, 12 a menos que em 2017.

Entre as vítimas mas recorrentes de acidentes de trânsito no ano passado, estão ocupantes de motocicletas (61 mortes), pedestres (49), ocupantes de automóvel (34), ciclistas (17), ocupantes de caminhão (3) e de ônibus (2).

Análise

O relatório apontou que dirigir após beber e em alta velocidade foram as principais causas dos acidentes com vítimas fatais. Quanto às condutas, o desrespeito à sinalização foi o que causou o maior número de acidentes com óbitos.

Na análise das mortes por faixa etária e sexo, o homem jovem (entre 30 a 39 anos) aparece como a principal vítima, com 35 casos. O pedestre, porém, ainda aparece como uma das maiores vítimas de acidentes fatais.

Em relação aos dias da semana e aos horários em que mais ocorreram os acidentes fatais, a segunda-feira, o sábado e a quinta-feira foram os dias em que mais ocorreram óbitos no trânsito. Quanto ao período do dia, a madrugada de sábado e os inícios de tardes e noites foram os períodos em que aconteceram o maior número de casos.

Informações Prefeitura de Curitiba