Obras da trincheira da Rua Arapongas são retomadas em São José dos Pinhais

De Daniela Borsuk | 22 de janeiro de 2020 | 15:40
(Foto: Comec)

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), retomou, nesta semana, as obras da trincheira da Rua Arapongas, no cruzamento com a Av. das Torres, em São José dos Pinhais. Prevista para a Copa do Mundo no Brasil e parte do PAC da Mobilidade, a obra estava paralisada desde 2016, quando a empresa responsável entrou em recuperação judicial.

O presidente da Comec Gilson Santos, explica que “desde o início desta gestão, em 2019, a retomada desta obra vem sendo tratada como prioridade. Porém, devido o tempo que as estruturas ficaram expostas, tivemos que contratar uma perícia técnica que apontasse a real situação de cada intervenção e eventuais ajustes em projetos e contratos. Isso obviamente é um trabalho que exige atenção, responsabilidade e tempo, mas que possibilitou, agora, seguir em frente”.

A nova trincheira proporcionará um rápido acesso do bairro Afonso Pena ao Centro de São José dos Pinhais, descongestionando o tráfego na Rua São José – hoje um grande gargalo para a região. Futuramente, com a trincheira em funcionamento, a prefeitura planeja, inclusive, retirar o semáforo deste cruzamento, dando mais fluidez também para a Av. das Torres.

(Foto: Comec)

Santos explica ainda que o contrato prevê outras 5 intervenções ao longo da Av. das Torres, mas que serão retomadas em momentos diferentes. “Temos neste trecho, até a entrada do Aeroporto, outras 5 obras, com complexidades diferentes, e que serão retomadas em momentos distintos. É importante a compreensão dos que trafegam pela região e, mais uma vez, dos moradores do entorno, que já sofreram tanto com estas obras paralisadas por tanto tempo”.

O valor inicial da obra é de R$4,3 milhões dos quais 53,54% já foram pagos. Para a conclusão da trincheira ainda serão investidos cerca de R$ 2 milhões, valor garantido pela Caixa Econômica Federal. O prazo para conclusão é de 10 meses.

Colaboração Comec