Oficina de Música terá produção de instrumentos sustentáveis e orquestra móvel de ciclistas

De | 13 de janeiro de 2020 | 09:44
(Foto: Prefeitura de Curitiba)

Música, ciclismo e ecologia. Essas três ideias serão reunidas na Sinfonia de Bikethoven, uma orquestra móvel de bicicleta que vai circular por Curitiba durante a programação da 37ª Oficina de Música da capital.

Os instrumentos musicais utilizados serão construídos com materiais reaproveitados na Oficina Verde, que é o projeto de sustentabilidade e meio ambiente do evento. Nesta edição, a Oficina Verde terá mais de 600 vagas e 11 cursos de gastronomia natural, jardinagem, além de uma feira de roupas, CDS e outros objetos.

As inscrições para os cursos da Oficina Verde já estão abertas e devem ser feitas pelo site https://oficinademusica.curitiba.pr.gov.br/. As atividades serão realizadas no pátio da Capela Santa Maria e na Bicicletaria Cultural, no Centro da cidade.

Sinfonia de Bikethoven

Em três dias de minioficina “recicletando” serão construídos cerca de dez instrumentos diferentes. A oficina, ministrada pelo músico Leonardo Fuks, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, na Bicicletaria Cultural, no Centro. O músico é um dos criadores da Cyclophonica, orquestra de bicicletas, do Rio de Janeiro. “Nessa oficina, além da fabricação dos instrumentos análogos aos originais, vamos formar uma pequena orquestra para circular pela cidade executando um repertório erudito e popular”, fala Fuks.

A orquestra do recicletando vai integrar o passeio ciclístico da Oficina de Música, que acontecerá no domingo, 19 de janeiro, às 9h. No repertório está previsto uma suíte de temas do compositor homenageado, denominada “Sinfonia de Bikethoven”.

Colaboração Prefeitura de Curitiba