Operação apreende 12,7 toneladas de maconha em propriedade rural

De Barbara Schiontek | 15 de janeiro de 2021 | 16:09
Foto: AEN

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizou a maior apreensão de drogas de sua história. Foram apreendidas 12,7 toneladas de maconha em uma propriedade rural de Toledo, na Região Oeste do Paraná. A equipe teve o apoio de um helicóptero da Casa Militar para fazer o transporte de tropa e sobrevoo no local.

O BPFron destacou que a apreensão é a maior desde a criação da unidade, em 2012. É estimado que com a retirada do material de circulação, o prejuízo ao narcotráfico seja de R$ 13 milhões. Além de maconha, foram apreendidos carregadores para fuzil e R$ 3.500 em dinheiro. Cinco pessoas foram presas.

De acordo com o relato dos policiais, as equipes estavam em patrulhamento quando viram a propriedade e suspeitaram de uma carreta. Policiais militares do Pelotão de Operações com Cães colaboraram com a vistoria no veículo e, na sequência, foi feita uma varredura na propriedade. Durante a ação, foi localizado o galpão que escondia dezenas de fardos de droga.

Ainda segundo informações do batalhão, um dos suspeitos que estava na propriedade tentou subornar os policiais militares para evitar a apreensão da droga, mas acabou preso. Ele e os demais envolvidos serão denunciados por associação criminosa e tráfico de drogas.

Trabalho em conjunto

A ação fez parte da Operação Hórus, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça, e contou com o apoio de órgãos federais e estaduais. Além do Batalhão de Polícia de Fronteira participam da Operação: a Polícia Federal, Receita Federal, Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Paraná; o grupo Tigre da Polícia Civil do Paraná; o Bope da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul; a Força Nacional; e o Exército Brasileiro.

Colaboração AEN