Orquestra Sinfônica apresenta Série Música de Câmara

De lucianpichetti | 28 de junho de 2020 | 14:45
Foto: AEN

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) traz ao público sua primeira série de concertos digitais. A Série “Música de Câmara” vai ao ar nas redes sociais da OSP a cada quinze dias. A primeira edição foi nesta sexta-feira (26).

A música de câmara é como uma “conversa” entre dois ou três amigos. Em pequenos grupos, os músicos da orquestra trazem, desde 2018, essa conversa musical para a plateia no formato da série, que tem a curadoria do maestro-titular Stefan Geiger.

O primeiro vídeo da série apresenta o clarinetista Jairo Wilkens e a pianista convidada Clenice Ortigara interpretando composições do inglês Malcolm Arnold. A apresentação é uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra, e PalcoParaná.

Distância

Com a suspensão das atividades no Teatro Guaíra, os concertos da Série, que seriam realizados no Guairinha, foram cancelados. A música de câmara tem como característica própria a fluidez do espetáculo e interpretações intimistas, tal qual amigos em uma roda discutindo a vida. Por isso, o contato presencial faz toda a diferença.

Apesar dos empecilhos impostos pela pandemia e desafios técnicos, os músicos da Orquestra encontraram soluções criativas para contornar a falta de conexão humana que apenas o presencial pode proporcionar.

Limitados ao virtual, os músicos abrem as portas de suas próprias casas para o público. Os concertos da Série Música de Câmara 2020 são gravados de dentro das casas dos músicos, que agora também checam luz, som e qualidade de vídeo, tudo para levar a música ao público que sente saudade das apresentações presenciais no Teatro Guaíra.

Colaboração AEN