Palácio Belvedere é reinaugurado com musical e festa iluminada

De | 20 de dezembro de 2019 | 11:47
(Foto: Prefeitura de Curitiba)

O Palácio Belvedere, no São Francisco, foi reinaugurado na noite desta quinta-feira (19), com o espetáculo Celebração Belle Époque Brasileira, atração da programação “Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019”.

A construção estava desativada desde que a estrutura foi destruída por um incêndio de grandes proporções, em dezembro de 2017. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o restauro custou R$ 1,29 milhão aos cofres da cidade.

Agora, além de símbolo do art nouveau em Curitiba, o espaço foi transformado em um espaço cultural da cidade. Pintado em amarelo, o local abriga a nova sede da Academia Paranaense de Letras e um café-escola do Sesc-PR.

Para o prefeito Rafael Greca, o vandalismo e a má utilização do Palácio Belvedere culminaram no estado lamentável em que se encontrava quando aconteceu o incêndio. “Aqui está a afirmação da nossa memória e do nosso respeito por essa terra e pela nossa gente. Revoga-se o abandono e revoga-se o esquecimento”, afirmou o prefeito.

Celebração

A reinauguração do palácio teve uma festa de cores, luzes, ritmo e beleza. A comemoração reuniu acadêmicos, autoridades e pessoas que foram assistir a Celebração Belle Époque Brasileira.

A encenação teve a presença da solista, atriz e cantora Rosana Stavis. A artista interpretou canções de Chiquinha Gonzaga e Brasílio Itiberê. Todo o musical foi acompanhado por um grupo de choro do Conservatório de MPB, regido pelo maestro ucas Melo.

Arquitetura e arte

O Palácio Belvedere é reconhecido pelos elementos arquitetônicos do art nouveau, com os desenhos de suas portas e janelas, ou mesmo os elementos que adornam o telhado e emolduram os vãos.

O prédio guarda a história curitibana e tem uma vista privilegiada da cidade. Assim como os belvederes franceses, que tinham função de servir como mirante, o curitibano tem uma vista deslumbrante do Centro Histórico da cidade.

Colaboração Prefeitura de Curitiba