Paraná confirma mais 9 mil casos de dengue em uma semana

De | 26 de fevereiro de 2020 | 20:31
(Foto: Divulgação/AEN)

Aumentou o número de casos confirmados de dengue no Paraná. Só nesta semana, foram divulgados 9,1 mil novos registros. Os dados foram apresentados no mais recente boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde.

O monitoramento começou em julho de 2019, e conta agora com 35,8 mil casos – a publicação anterior apresentava 26,6 mil.

Há notificações da doença em 329, dos 399 municípios paranaenses, de acordo com o boletim. Em 271 cidades, os casos foram confirmados.

Outro número que assusta é o de municípios em epidemia, que chegou a 93 nesta semana. As 14 novas cidades na lista são Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Umuarama, Iracema do Oeste, Brasilândia do Sul, Ivaté, Jussara, Tapejara, Ivatuba, Nova Esperança, Sarandi, São Pedro do Ivaí, Guaraci e Leópolis.

Paranavaí, que já fazia parte das cidades em epidemia é a que tem o maior número de registros da doença, com 3,8 mil confirmações. Santa Isabel do Ivaí, no Noroeste do estado, é a cidade com maior incidência da doença, proporcionalmente. A cidade, que tem 8,7 mil habitantes, registrou 1,2 mil casos de dengue.

Outros 46 municípios estão em estado de alerta e 19 passaram a fazer parte da relação somente nesta semana.

A doença

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele – principalmente no tórax e nos membros superiores – náuseas, vômitos, perda de paladar e apetite, tonturas e dores no corpo.

Combate

Todas as regiões do Paraná estão recebendo ações para o combate à dengue, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Em Cascavel, uma reunião entre representantes de hospitais e a regional de saúde estabeleceu o fluxo de pacientes com a doença, para tentar desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região.

Colaboração AEN