Paraná monitora duas suspeitas de coronavírus e descarta seis

De | 28 de fevereiro de 2020 | 20:08
(Foto: Divulgação/Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) continua investigando dois casos suspeitos do novo coronavírus no Paraná. Somente nesta semana, a instituição recebeu nove notificações da doença, dos quais seis foram descartados. O boletim foi divulgado nesta sexta-feira (28).

Desde quarta-feira (26), um casal está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Eles se procuraram um hospital depois que voltaram da Itália com os sintomas da doença.

Nos demais casos, os pacientes também tinham retornado de viagens ao exterior quando apresentaram sintomas como febre alta, tosse, calafrios, problemas respiratórios, dor de garganta e no corpo e coriza.

Amostras de cinco pacientes foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e três suspeitas já foram descartadas, com base nos resultados. Outros dois exames, feitos em Curitiba, foram negativos para a nova doença, mas foram encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O material será recebido no final de semana e o prazo de análise é de até 72 horas a partir do recebimento.

Casos descartados

Uma paciente notificada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, teve os exames divulgados também nesta sexta. Os testes foram positivos para Rinovírus (quadro muito parecido com o de um resfriado). Outro paciente, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu resultado positivo para Influenza H3N2 – um tipo de gripe.

Colaboração Sesa