Paraná poderá fazer diagnóstico do Coronavírus ainda neste mês

De | 6 de março de 2020 | 20:41
(Foto: Divulgação/AEN)

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) recebeu nesta quinta-feira (5) dez kits para o diagnóstico do novo coronavírus (COVID-19). A quantidade é suficiente para 240 testes. O mesmo material foi entregue para a FioCruz, no Rio de Janeiro, e para o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBPM).

A diretora técnica do Lacen, Irina Riediger, explica que, com isso, o diagnóstico poderá ser feito sem que as amostras precisem ser enviadas para outros laboratórios, fora do estado. A confirmação ou exclusão dos casos suspeitos será mais rápida. “Uma vez que recebemos as amostras, liberamos os resultados da pesquisa de vírus respiratórios em até 48 horas”.

Viagem

Atualmente, as amostras precisam ser encaminhadas para a FioCruz, que fica no Rio de Janeiro, e por isso levam aproximadamente 24 horas apenas no deslocamento, que envolve também processos altamente burocráticos. Além disso, depois que as amostras chegam ao laboratório, levam mais 72 horas para que o resultado final seja obtido. Tempo que será diminuido pela metade com os novos kits no Paraná.

Capacitação

Antes que o teste possa ser feito no Lacen-PR, a equipe precisa passar por um treinamento. Isso deve ser definido na próxima semana pelo Ministério da Saúde, como explica Irina. ”  “Precisamos discutir com os especialistas do Rio de Janeiro todas as questões de interpretação e o uso desses reagentes para que possamos liberar os resultados com a melhor qualidade e segurança possível para a população”.

Ao término desse processo, os exames poderão ser feitos no Paraná – e isso deve acontecer, de acordo com o Lacen, até o final deste mês.

Colaboração AEN