Paraná registra mais uma morte por dengue

De Redação | 12 de janeiro de 2021 | 15:22
Foto: AEN

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira, (12) o primeiro boletim de 2021 sobre os dados de monitoramento da dengue no Paraná. São 1.724 casos confirmados no período epidemiológico, que teve início em agosto de 2020.

De acordo com o boletim um novo óbito por dengue aconteceu em Foz do Iguaçu. Foi um homem de 87 anos, que apresentava comorbidades como hipertensão e cardiopatia.

Com esse dado, o Paraná soma seis mortes no período, nos municípios de Foz do Iguaçu – duas mortes; Apucarana – uma morte; Assai – uma morte; Cambé – uma morte; Londrina – uma morte.

186 municípios apresentam casos confirmados de dengue no Estado, sendo que 16 possuem casos da doença com sinais de alarme e sete têm casos de dengue grave.

Sengés

Nesta terça-feira, (12) a Secretaria da Saúde realiza uma força-tarefa em Sengés, para atender um surto no município que fica na região dos Campos Gerais. A cidade tem cerca de 19 mil habitantes e contabiliza 73 casos confirmados de dengue.

A força-tarefa em Sengés segue os protocolos de prevenção da covid-19 e vai até o fim desta semana, envolvendo profissionais das Regionais de Saúde de Jacarezinho e de Ponta Grossa, além de técnicos da vigilância do município.

Cerca de 1.300 imóveis dos bairros Vila São Pedro e Conjunto Habitacional Osvaldo Sampaio já foram visitados pelas equipes. Em cerca de 500 foram encontrados criadouros do Aedes aegypti, nos quintais e nas varandas das casas.

As equipes detectaram e removeram centenas de criadouros em recipientes usados para armazenar água como baldes, caixas d´água e tanques.

Armadilhas

As equipes também estão instalando armadilhas para medir a presença do vetor em outros bairros da cidade. São armadilhas do tipo Ovitampra, incorporadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, que reproduzem o ambiente de um criadouro. Das 15 primeiras armadilhas instaladas, 10 mostraram a presença do mosquito Aedes aegypti.

Colaboração AEN