Paranaguá recebe 1ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe

De Redação | 27 de abril de 2021 | 17:02
Foto: Divulgação

No mês de maio, do dia 15 ao 22, a cidade de Paranaguá receberá a 1ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe. Serão 28 espetáculos de sete estados do Brasil, mais o Distrito Federal, além da Argentina, Chile e México. Devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o evento será apresentado pelas plataformas do Youtube e Facebook do evento.

A Bienal contará com a participação especial das criadoras do Teatro Lambe-Lambe: Denise di Santos, com a Palestra “O vir a ser”; e Ismine Lima, com o espetáculo de Teatro Lambe-Lambe “Esperando Dora” e o lançamento do livro “Circo de papel”.

Também haverá a palestra com a integrante da Fundación OANI-Chile, Camila Landon Vío, e uma Oficina de Dramaturgia com a chilena Valeria Correa Rojas.

Os espetáculos que vão compor a Bienal foram selecionados por meio de convocatória que aconteceu em abril de 2020. A programação também conta com uma partilha dos artistas participantes, que contarão sobre os processos de trabalho, com a mediação de profissionais renomadas na área do Teatro de Animação.

A proposta do evento é que, durante os oito dias, além de entreter as famílias, sejam oferecidas ações formativas para o público jovem, por meio das palestras, oficinas e laboratórios.

O projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Teatro Lambe-Lambe

O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 80 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, ele foi inspirado nas antigas caixas fotográficas do século XIX.

Inecê Gomes, integrante da Trágica Companhia de Arte ao lado de Jacques Beauvoir, idealizadoras e realizadoras da Bienal de Teatro Lambe-Lambe, explica “Os espetáculos em miniaturas são apresentados dentro de uma caixa, onde um espectador por vez é conduzido na ludicidade da história”.

Desde 2013, Inecê e Jaques circulam com seus espetáculos de teatro lambe-lambe por Curitiba e em diversos festivais pelo Brasil e América Latina. Agora elas estão trazendo a Bienal para que Paranaguá possa conhecer e se encantar com o universo do Teatro Lambe-Lambe.

Programação

Oficina de Dramaturgia para Teatro Lambe-Lambe com Valeria Correa Rojas, de Valparaíso/Chile.

Oficina teórica e prática voltada para a redação de roteiros para teatro de animação de curta duração.
Data: 18 a 21 de maio
Plataforma Zoom – Carga horária: 6 Horas/aula
Ministrante: Valeria Correa Rojas/Valparaíso/Chile
Número de vagas: 30 – Gratuito
As inscrições podem ser feitas no formulário

  • Laboratório de Teatro Lambe-Lambe – Mediação Amabilis de Jesus- UNESPAR-Curitiba/PR/Brasil;
  • Laboratório de Teatro Lambe-Lambe – Mediação Andréa Rosa- Articuladora Cultural-Itajaí/SC/Brasil;
  • Laboratório de Teatro Lambe-Lambe – Mediação Sandra Coelho- Artista e Psicóloga -Itajaí/SC/Brasil.