Parceria do MON com a Japan House São Paulo estreia este mês

De Barbara Schiontek | 9 de fevereiro de 2021 | 11:52
Japonésia | Divulgação: MON

Em uma parceria inédita, o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Japan House São Paulo trazem à Curitiba a exposição “Japonésia”, do jovem fotógrafo Naoki Ishikawa, considerado, atualmente, um dos artistas mais relevantes da fotografia no Japão. A exposição abre no MON no dia 11 de fevereiro e fica em cartaz até 11 de abril.

Ela faz parte de uma série de ações de intercâmbio programadas pelas duas instituições, que também preveem a realização conjunta de outras exposições, atividades culturais e educativas.

“Japonésia” foi realizada pela Japan House São Paulo, que apresentou a exposição na América Latina entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora Cultural da instituição nipônica, a exposição, que agora chega à capital paranaense, reúne 74 fotografias, resultado de várias séries realizadas por Ishikawa durante o período de 2009 a 2019.

A mostra revela particularidades do arquipélago japonês, ressaltando a diversidade de paisagens e culturas, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão múltiplo. O termo “Japonésia” foi criado e conceituado pelo escritor japonês Toshio Shimao, com a intenção de enfatizar que o país é um conjunto de ilhas, indissociável, embora multicultural.

Em tempos digitais, Naoki Ishikawa se destaca por fotografar de maneira analógica as paisagens das terras japonesas, trazendo um olhar singular para a interação entre a natureza e os traços culturais da presença humana. Ishikawa, com sua extensa trajetória artística, vem mostrando seu trabalho com muito sucesso na Ásia e nos Estados Unidos, além de conquistar prêmios como a da The Photographic Society of Japan, na categoria Lifetime Achievement Award.

“Os trabalhos de Naoki Ishikawa reforçam a forte ligação do Japão com o mar, evidenciando a diversidade das paisagens naturais particulares de cada região. É um belíssimo trabalho de um artista do século XXI que nos faz tomar parte das suas descobertas. É uma grande satisfação poder apresentá-lo pela primeira vez em Curitiba em uma parceria inédita e valiosa firmada com o MON”, afirmou Natasha Barzaghi Geenen.

De acordo com a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, a cooperação institucional enfatiza a intenção do MON em ampliar horizontes. “Queremos ir além da influência eurocêntrica e apresentar ao visitante a arte asiática, a africana e a latino-americana”, destacou.

Com sede na Avenida Paulista, a Japan House São Paulo tem como objetivo ser uma base de difusão de diferentes vertentes da cultura japonesa. A parceria com o MON amplia a rede de conexões com outras cidades e reforça a aproximação com o público paranaense. “Seguimos apresentando o Japão de hoje além dos muros de nossa sede em São Paulo e a parceria com o MON é um dos importantes movimentos neste sentido. Estamos felizes com esta concretização e com a aproximação com os paranaenses”, enfatiza Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo.

Japonésia

Em seus registros, Naoki Ishikawa apresenta o mar, indissociável à representação do Japão, como elemento de grande importância dentre suas obras. Em Japonésia, o elemento aparece como destaque e também, pano de fundo para tantas outras representações. Outro elemento vital desta exposição-expedição é o Monte Fuji, presente em fotografias que são frutos de escaladas que o artista realizou em 2009.

As fotografias foram impressas no Japão, diretamente do negativo para o papel, sem passar pela digitalização, o que destaca ainda mais as cores das imagens. A expografia ainda inclui áudios gravados de textos escritos pelo próprio artista, aproximando o público do processo de produção de Naoki Ishikawa.

Ishikawa cria projetos que lidam com o risco e exigem muito desempenho físico e mental. Pesquisa minuciosamente as diferentes localidades antes de se deslocar até elas e caminhar por essas geografias para registrar as paisagens de maneira artística, fazendo com que o expectador possa adentrar naquela fotografia, criando uma sensação de imersão pelas terras japonesas. As obras selecionadas para essa exposição são resultantes de explorações, viagens, escaladas e aventuras do artista e exibem a natureza, enfatizando cenas e pontuando tanto o homem em movimento quanto sua ação transformadora nesses ambientes.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

O Museu Oscar Niemeyer abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, inseridas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Japan House São Paulo (JHSP)

Inaugurada em 2017, a Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente.

Serviço

Japonésia, de Naoki Ishikawa
De 11 de fevereiro a 11 de abril de 2021
Sala 7 – Museu Oscar Niemeyer (MON)
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico