Parque Mananciais da Serra estará aberto no domingo (21)

De Redação | 19 de julho de 2019 | 00:00

Os Mananciais da Serra estarão abertos neste domingo (21), dentro da campanha Um Dia no Parque, promovida pela Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação.

Em 2019, o parque Mananciais da Serra está aberto para visitação pública durante dois fins de semana por mês. Em julho, já abriu nos dias 13 e 14 e está agendado para os dias 27 e 28 de julho. E, agora, abrirá também no dia 21. Em agosto, está aberto nos dias 17, 18 e 31; em setembro, 1.º, 14, 15, 28 e 29; em outubro, dias 12, 13, 26 e 27; em novembro, dias 9, 10, 23 e 24; e, em dezembro, dias 7, 8, 21 e 22.

A área de Mata Atlântica dos Mananciais da Serra abriga fauna e flora riquíssimas e as primeiras grandes obras de abastecimento público do Paraná. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta.

A região dos Mananciais é fundamental para o abastecimento público: mais da metade da água consumida em Curitiba e Região vem daí, onde está a Área de Proteção Ambiental (APA) de Piraquara.

A qualidade da água vinda dos Mananciais está associada a uma legislação de proteção da Mata Atlântica e inibe atividades potencialmente poluidoras. Criada em 1996, a APA possui 88 km² pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Piraquara, importante contribuinte para a Barragem Piraquara I, a primeira barragem de grande porte da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que também fica nos Mananciais da Serra.

Passeio

Os Mananciais da Serra ficam a cerca de 40 km de Curitiba. É possível fazer as trilhas do Carvalhinho (500 m) Santuário São Francisco (500 m), do Salto (percurso de 1 km), da Chaminé (1,5 km de extensão) e a Estrada do Carvalho (2,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche.

Na entrada, há espaço para estacionamento de carros e é preciso fazer um cadastro. Recomenda-se também levar lanche e estar sempre hidratado. A visitação é gratuita e aberta a toda população, mas no local é proibida a entrada de animais domésticos, assim como não se deve deixar lixo, nadar, pescar e caçar.

Atenção

Por determinação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o acesso ao local está sujeito à apresentação do comprovante de vacina contra a febre amarela, em um período mínimo anterior de 10 dias, e documento de identidade.

Colaboração e foto: AEN-PR