Parque Nacional do Iguaçu celebra 82 anos

De Barbara Schiontek | 8 de janeiro de 2021 | 11:31
Foto: Nilton Rolin
Foto: Nilton Rolin

O Parque Nacional do Iguaçu celebra 82 anos neste domingo, (10). Devido à pandemia do coronavírus, este ano, a comemoração vai ser sem o tradicional bolo, que era compartilhado com visitantes, funcionários, comunidade e autoridades, no Centro de Visitantes. A festa será simbólica, seguindo os protocolos de proteção.

A chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Munhoz Amato, deixa uma mensagem sobre o aniversário do local:

“O aniversário do parque é uma celebração da conservação da natureza, da biodiversidade, do desenvolvimento regional das cidades vizinhas ao parque, do fortalecimento do turismo sustentável, do meio ambiente, da economia e da imagem do Brasil. Os 82 anos do parque é uma construção de todos os segmentos da sociedade”, diz Cibele.

82 anos de sucesso

Foi por meio do Decreto-Lei nº 1.035 que o Parque Nacional do Iguaçu foi criado, em 10 de janeiro de 1939, durante a gestão do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. No ano de 1986, o local recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. E no dia 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade de conservação, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza.

O Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados no Brasil e é considerado referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. O local protege uma área de 185 mil hectares de Mata Atlântica e possui uma extensa biodiversidade de fauna e flora. A unidade de conservação brasileira está localizada no Oeste do Paraná e faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. Já as Cataratas do Iguaçu estão localizadas entre a cidade paranaense de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, na Argentina.

O parque realiza diversas ações, como visitação pública, pesquisa, educação ambiental e proteção.

Gestão

O Parque Nacional do Iguaçu é ministrado pelo órgão federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil. Desde 1999, o local conta com a gestão dos serviços de visitação turística da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., empresa local que integra o Grupo Cataratas.

Serviço

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto para visitação todos os dias, das 8h às 16h. Os ingressos são vendidos online, no site. Devido à pandemia da covid-19, o visitante precisa agendar o dia e o horário da visita. Não há restrição de idade para o passeio.

Colaboração Imprensa Cataratas do Iguaçu