Passeio ciclístico musical terá bicicletas adaptadas

De Daniela Borsuk | 18 de janeiro de 2020 | 10:23
(Foto: Valdecir Galor/SMCS/ arquivo)

Neste domingo (19), duas programações da Oficina de Música passeiam ao ar livre pela cidade: de bicicleta e de moto. Às 9h, o Bicicletando leva a novidade da inclusão, e às 16h30, o Carona Solidária ganha um concerto já na largada. Para quem quiser participar dos eventos gratuitos, o tempo promete ajudar, com máxima de 25 graus e pouca probabilidade de chuvas.

Na terceira edição consecutiva, o passeio ciclístico musical terá bicicletas rickshaws (bicicletas coletivas), que possibilitam o transporte de pessoas com deficiência. O percurso com grau de dificuldade leve e fácil é aberto para crianças também. A segurança será reforçada com o apoio da Guarda Municipal, que ajudará a facilitar o trânsito para os ciclistas.

A recomendação é que os participantes estejam hidratados, com roupas leves e com suas bicicletas reguladas.  Quem não tiver bicicletas, há a possibilidade de locar a magrela na Bicicletaria Cultural, parceira da Oficina de Música.
 
“É uma das maneiras da oficina transbordar por outras formas. Pensamos num trajeto que pudesse mostrar a dimensão da cidade e de fácil acesso, uma maneira de pedalar em grupo e ocupar as vias”, fala o organizador do passeio, Fernando Rosembaum.

Trajeto do Bicicletando

O passeio terá quatro paradas para descanso e a descontração dos ciclistas e apresentações musicais, que podem ser apreciadas também por quem estiver passando nos locais.

O trajeto começa na Praça de Bolso do Ciclista, no São Francisco, com a apresentação do trio de viola caipira Serra Acima, seguida pelo Bosque do Papa, com um pocket concerto da pianista Vania Pimentel.

No Museu Oscar Niemeyer, o Quarteto de Cordas Esterházi comanda a parada. O encerramento acontece, por volta das 12h, no Teatro da Caixa, com o grupo Gringo´s Washboard Band, banda de mais renome quando o assunto é a música nascida em New Orleans.

Bikethoven no caminho

Todo o percurso será acompanhado de músicos sobre rodas com o resultado da Mini-Oficina de Instrumentos Biciclados e Reciclados, com a direção musical de Leonardo Fuks, criador da Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicleta. No repertório está previsto uma suíte de temas do compositor homenageado, denominada “Sinfonia de Bikethoven”.

Música e motos no Carona Solidária

O tradicional encontro de motocicletas da Oficina de Música acontece às 16h30. O trajeto começa em frente ao Teatro da Caixa Cultural, com o show do Trio de Blues Décio Caetano, uma novidade da edição 2020 da Oficina. Cada motociclista leva na garupa um músico da Banda Sinfônica até o Parque Tanguá, para a apresentação do concerto de rock sinfônico.

A regência será de Edivaldo Chiquini e assistência de Bruno Brandalise. No parque, o público vai ouvir clássicos como Led Zeppelin, Elvis Presley, Beatles, Queen, Michael Jackson, Scorpions, Creedence, Guns N’ Roses e Metallica sendo executados pela Orquestra Sinfônica da 37ª Oficina de Música de Curitiba.

Colaboração Prefeitura de Curitiba