Pato Branco pode ser eleita a Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná

De Marcelle Nogueira | 14 de maio de 2020 | 15:10
Foto: Ricardo Trombeta / Prefeitura Pato Branco

Pato Branco foi a primeira cidade do interior a receber a Campus Party, no formato Campus Weekend. Resultado de um conjunto de ações e iniciativas que foram fortalecidas quando da criação, em 2013, da primeira Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná e, do Parque Tecnológico de Pato Branco, em 2016.

Proposto pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), o projeto de lei 274/2020, que está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná, concede o Título de Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná ao Município de Pato Branco, na região Sudoeste do estado.

A matéria prevê, ainda, que seja inserido no Calendário de Eventos Oficiais do Estado do Paraná a comemoração do título durante a Semana da Tecnologia e Inovação, celebrada anualmente entre os dias 16 a 22 de outubro.

De acordo com Guerra, o município de Pato Branco se destaca como polo regional de educação, com mais de 90 cursos superiores e cerca de 100 indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos. Essa parceria entre universidades e mercado permitiu ser instalado na cidade um Parque Tecnológico, reconhecido nacionalmente.

O deputado afirma que as estruturas modernas e inclusão tecnológica inseriu Pato Branco na Rede de Cidades Digitais. Com uma população superior a 80 mil pessoas, Pato Branco tenta ser referência em tecnologia, principalmente em produção de software e eletroeletrônicos. O movimento começou impulsionado pela implantação do antigo Cefet, atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) há mais de 20 anos. Depois, ganhou força com a criação do parque tecnológico da cidade que ganhou um prédio de 5 mil metros quadrados com espaço para seis empresas de grande porte e 50 negócios iniciantes.

“Nesse ano de 2020, por exemplo, a cidade sediou a V edição da INVENTUM, a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do Paraná. A feira é uma iniciativa de diversas entidades e mostra a produção científica, tecnológica e as inovações geradas em Pato Branco nesta área. O Parque Tecnológico de Pato Branco é uma infraestrutura modelo, voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas de base tecnológica. No espaço, é possível criar e desenvolver projetos inovadores, que consolidam o ambiente tecnológico do município e a postura de Pato Branco enquanto Cidade Inteligente, inovadora e conectada com o futuro”, frisou o deputado Guerra.

Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do país. A cidade ocupa o 7º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a Saúde, Educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 51ª posição, liderando na região Sudoeste do Paraná.

Informações Alep