Peça gratuita "Bafo da Gralha" traz visão feminina do mundo

De Daniela Borsuk | 21 de janeiro de 2020 | 18:50
(Foto: Rodrigo Janasievicz/ Divulgação)

A partir do dia 29, a CiaSenhas de Teatro apresenta a peça “Bafo da Gralha”, no espaço  recém inaugurado “Alfaiataria”. A montagem permanece em cartaz até dia 16 de fevereiro, com entrada gratuita.

Bafo da Gralha estreou em março de 2016, com uma curta temporada em Curitiba. A montagem foi desenvolvida, inicialmente, a partir do convite que a CiaSenhas recebeu para participar do evento Curitiba Mostra (encenações de textos da literatura paranaense) durante o Festival de Teatro de Curitiba. 

Na primeira etapa do projeto, em setembro e outubro de 2019, a CiaSenhas promoveu mesas de discussão e de encontro entre mulheres, o evento “Mulheres-Palavras-Pensamentos”. Assim, foram reunidas dezenas de artistas e pensadoras para refletir sobre o passado, presente e futuro da arte e da sociedade a partir da perspectiva feminina. 

O espetáculo Bafo da Gralha trabalha com algumas das vozes mais importantes da literatura paranaense em um caleidoscópio de diferentes gerações de autoras-mulheres paranaenses, revelando uma visão de mundo feminina no século XXI. Para montagem da peça, a CiaSenhas reuniu Alice Ruiz, Leonarda Glück, Luci Collin, Priscila Merizzio, Ma Ry e Sueli Araujo. Os textos foram selecionados e organizados em formato de dramaturgia pela diretora e também dramaturga Sueli Araujo.

Como parte integrante do projeto, a companhia também realizará uma  Ação de Formação de Plateia com grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica com o intuito de apresentar características temáticas e estéticas do espetáculo e refletir sobre as questões da mulher na contemporaneidade.

O projeto Bafo da Gralha  realiza múltiplos encontros cênicos com algumas das autoras paranaenses mais intensas do cenário contemporâneo, com  artistas e pensadoras brasileiras e com o espectador.

Serviço

Data: de 29/01 a 16/02

Local: Alfaiataria – R. Riachuelo, 274

Horário: de quarta a domingo, às 20h – sábado às 18h e às 20h

Entrada gratuita

Colaboração Assessoria de Imprensa