Pesquisa mostra expectativas de venda para o Dia das Mães

De Redação | 20 de abril de 2021 | 15:35

Uma pesquisa encomendada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) ouviu 1.000 empresários nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, a fim de apontar as expectativas de vendas para a segunda data comercial mais importante do varejo brasileiro, o Dia das Mães.

O objetivo da pesquisa foi detectar a impressão dos empresários neste cenário de pandemia, com protocolos e decretos que limitam a atividade comercial. O estudo demonstrou que 29% dos entrevistados acreditam que vão vender igual ao ano passado, e para 24% as vendas serão superiores a 2020. Ou seja, 53% tem a expectativa de estabilidade ou melhoria nas vendas.

Com relação à economia, os empresários apresentam preocupações, mas também, esperança. O Índice de Confiança do Comerciante, que avalia o entusiasmo em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 125 pontos, em uma escala de 0 a 20, o que demonstra confiança na melhoria das vendas.

“O momento é único em função da pandemia, de preocupação momentânea e otimismo com o futuro. Acreditamos que com o controle da pandemia, a economia vai retomar seu curso normal, com aumento da produção, de empregos e do consumo. Nossa maior preocupação no momento é com a vacinação, que precisa ser acelerada e para isso contamos com o apoio do poder público”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Investimentos

A pesquisa Faciap também aponta que a maioria dos lojistas, em média 61%, afirmam que a pandemia continua afetando a vida do comerciante. Nesse período, os comerciantes se viram obrigados a se adaptar à nova realidade e, inclusive, investir no seu negócio para amenizar essa queda nas vendas. Cerca de 62% investiu na contratação de entregadores/delivery, em comunicação e em vendas on-line.

Informações da Faciap