Pesquisadores do Lactec registram nova população de muriquis-do-sul

De lucianpichetti | 6 de agosto de 2020 | 12:56
Foto: AEN

O trabalho dos pesquisadores do Lactec para a conservação do maior primata das Américas – o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) – resultou em uma descoberta de importância para a ciência: o levantamento de uma nova população da espécie no Paraná. O registro se deu na última semana, no desenvolvimento das atividades patrocinadas pela Copel Geração e Transmissão no Vale do Ribeira, região que concentra parte dos remanescentes de Mata Atlântica no País.   

O muriqui-do-sul ou mono-carvoeiro, como também é conhecido, é endêmico desse bioma e uma das cinco espécies de primatas nativos que ocorrem no Estado. Devido às pressões antrópicas de perda de habitat e caça, a espécie, classificada como criticamente ameaçada de extinção, corre sérios riscos de desaparecer da natureza.

Para se ter ideia de tamanha ameaça, atualmente, são conhecidos menos de 50 indivíduos da espécie em vida livre no Paraná.  “Essa é uma notícia extremamente importante para a conservação da espécie e para a primatologia brasileira, pois, desde junho de 2016, não se tinha conhecimento, pela ciência, de uma nova localidade com ocorrência documentada da espécie no Estado”, comemorou o coordenador do projeto pelo Lactec, biólogo Robson Odeli Espíndola Hack.

Os dados mais detalhados dessa recente descoberta estão sendo preparados para divulgação por meio de uma publicação científica pelos pesquisadores do projeto.  

Colaboração AEN