Pessoas afetadas pelos alagamentos e inundações são atendidas no Litoral

De Barbara Schiontek | 24 de janeiro de 2021 | 10:43
Foto: PMPR

Na sexta-feira, (22) e no sábado, (23) o 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) e integrantes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil atenderam cinco casos de alagamentos em Paranaguá, fazendo a retirada de pessoas das áreas afetadas com bote inflável. Também foram prestadas orientações em outras regiões do Litoral, onde ocorreram pontos de alagamento. Até o momento não houve registros de novos deslizamentos.

Segundo a porta-voz do Corpo de Bombeiros pelo Verão Consciente 2020/2021, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, as comunidades mais afetadas com a chuva são do Morro Inglês, Alexandra, Santa Cruz e Floresta, todas no município de Paranaguá. Uma pessoa ficou desabrigada e precisou da assistência da Defesa Civil Municipal. “O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fizeram a retirada das pessoas de suas residências com o uso de um bote, tendo em vista que o nível do rio estava bastante alto e o acesso mais seguro foi com a embarcação a remo”, explicou.

Os bombeiros também auxiliaram no deslocamento de pessoas que estavam em pontos inundados para outras residências não atingidas, nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Foram prestadas orientações para os moradores das regiões da Vila dos Comerciários, do Rio Vermelho e em Alexandra, maior ponto de alagamento/inundação. “O Corpo de Bombeiros não recebeu informações de vítimas que tenham se ferido em virtude das chuvas e nem registrou casos graves em virtude das chuvas no litoral”, destacou a tenente.

Segundo dados da Defesa Civil, nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva foi de 202 mm no Morro Inglês; 252 mm no km 10 da BR 227, 151,8 mm em Paranaguá, 104 mm em Guaraqueçaba e 100 mm na comunidade de Floresta.

Colaboração PMPR