PF desarticula organização criminosa suspeita de fraudar licitações no Paraná, São Paulo e Santa Catarina

De Ricardo Alcantara | 30 de janeiro de 2020 | 09:35
(Foto: Divulgação/PF)
(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) uma operação contra uma organização suspeita de fraudar licitações. Policiais cumprem 22 mandados de busca e apreensão em Curitiba, Piraquara, Guaratuba, Balneário Camboriú e São Paulo.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2015 a partir da suspeita de que empresas de um mesmo grupo estariam atuando mediante ajuste, prejudicando a concorrência em licitações promovidas pelo Poder Público, principalmente para a compra de eletrônicos.

O inquérito policial apontou que algumas dessas pessoas jurídicas suspeitas funcionavam no mesmo endereço e pertenciam aos mesmos proprietários. A investigação identificou ainda que essas empresas participavam simultaneamente da mesma licitação para que uma delas saísse vencedora, abrindo assim a possibilidade de manipular os preços.

De acordo com dados da Controladoria-Geral da União (CGU), as empresas investigadas firmaram contratos com o poder público que ultrapassaram R$ 60 milhões. A operação foi batizada de Epagoge (que em grego é indução. Induzir o pensamento de alguém), e acontece em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU).

Colaboração Assessoria de Imprensa PF