Plano de retorno das aulas deve ser definido na semana que vem

De lucianpichetti | 14 de julho de 2020 | 17:03
(Foto: AEN-PR)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) se reuniu nesta terça-feira (14) com os representantes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os encontros, que fazem parte da programação do Comitê de Volta às Aulas, ocorrem por videoconferência e destacam as preocupações de cada setor para a organização de um plano de retorno.

O deputado Hussein Bakri (PSC) representou a Alep na reunião e destacou a importância do retorno das aulas só ocorrer quando houver o respaldo da Secretaria da Saúde de que a situação da pandemia está sob controle no Paraná. Bakri destacou também a preocupação dos deputados em mobilizar prefeitos e secretarias municipais de educação neste plano, para que se tenha todo o estado integrado na ação quando a data for definida.

Já na reunião com o Ministério Público do Paraná, as promotoras Luciana Lineiro e Beatriz Splinder também mostraram intensa preocupação da entidade com o nivelamento dos estudantes ao se definir um retorno, bem como em definir ações que garantam uma redução da evasão escolar. Preocupações que também norteiam o trabalho da Secretaria durante esta pandemia. 

Para Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, as reuniões foram “extremamente positivas”.

“Em todas as reuniões discutimos questões centrais do retorno e que mostraram que todos estão em sintonia na construção de um plano que garanta a segurança, participação e aprendizagem de todos”, destacou o diretor.

“Mais uma vez ficou claro o importante papel que o Comitê vai cumprir ao definir como será essa volta, contando com as orientações da Saúde para estabelecer o ‘quando’ ele deve ocorrer. Ao final, todos saberemos qual papel cumprir quando for possível esse retorno”, completou.

Outras reuniões

Ainda na segunda-feira (13), a Secretaria realizou também um encontro com a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria das Graças Saad. Até o dia 17 de julho, a Seed deve se reunir individualmente com todos os integrantes do Comitê.

Plano de retorno

Na semana que vem, após as reuniões, o Comitê irá definir um plano de retorno das aulas presenciais, que deve ser apresentado aos epidemiologistas da Saúde ainda em julho e levado novamente ao Comitê no dia 30 deste mês.