Polícia Civil registra queda no número de homicídios durante a Verão Maior

De Ricardo Alcantara | 30 de janeiro de 2020 | 11:05
(Foto: Divulgação/PCPR)
(Foto: Divulgação/PCPR)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) registrou uma queda de 33,3% no número de homicídios consumados e uma redução de 50% no número de tentativas de homicídio, no Litoral do Estado, durante a operação Verão Maior, de acordo com dados de um balanço dos 30 dias, que foram divulgados na última sexta-feira (24).

Os números divulgados no levantamento, que são referentes as cidades de Matinhos, Guaratuba, e Pontal do Paraná, comparados aos números do mesmo período da temporada anterior, mostram um panorama “muito positivo”, de acordo com o coordenador Estadual do Verão Maior e secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. “É o resultado do planejamento e do trabalho integrado e da boa atuação da Polícia Civil aqui no litoral”, explica.

Não é pra menos. O balanço mostra que os roubos no litoral caíram 43,75%. A redução foi de 64 para 36. Os furtos também tiveram uma queda de 9,22%, caindo de 412 para 374. Já os homicídios também foram reduzidos de três para dois casos. Nas duas situações os autores dos crimes acabaram presos. E os crimes de lesão corporal também tiveram queda de 19,59%, de 97 caiu para 78 casos. “Os desafios são grandes, mas nosso trabalho não para nunca e com isso conseguimos bons resultados”, completa o coordenador do Verão Maior pela Polícia Civil, delegado Gil Tesseroli.

Ações sociais e educativas

Além do trabalho de investigação e de operações realizadas, a PCPR também desencadeou uma série de ações sociais e de cunho educativo no Litoral. As equipes estiveram presentes na feira de serviços gratuitos da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em Matinhos e Guaratuba. Também foram realizadas orientações sobre o registro de Boletim de Ocorrência de extravio ou perda de documentos.

A PCPR também trabalhou para prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes no Litoral. Na Praia Central de Guaratuba e em Matinhos, os agentes da PCPR distribuíram pulseirinhas de identificação para as crianças que chegavam às praias e entregaram materiais educativos, a fim de conscientizá-las sobre os perigos que podem correr ao se distanciarem de pais e responsáveis.

Colaboração Assessoria de Imprensa PCPR